Sumários

O ciclo de Competitive Intelligence. Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão (intro.).

12 Novembro 2015, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

Análise do ambiente externo e interno. A análise da cadeia de valor.

O ciclo de Competitive Intelligence.

Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão.  Intelligence: Precisa; Objetiva; Fácil de utilizar; Relevante; Oportuna.


Análise do ambiente externo e interno (concl.)

5 Novembro 2015, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Alguns efeitos da concorrência sobre a ação estratégica

» Componentes da análise interna e vantagem competitiva

» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (discussão dos trabalhos de grupo)


Análise do ambiente externo e interno (cont.)

29 Outubro 2015, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

Apresentação e discussão dos trabalhos. Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (introdução e lançamento de desafio).


Análise do ambiente externo e interno

22 Outubro 2015, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

O ambiente externo, em geral. Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter para a análise da concorrência no sector.


Estratégia e o processo de gestão estratégica (cont.)

15 Outubro 2015, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

O cenário competitivo do século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade. A visão, a missão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.