Sumários
O ciclo de Competitive Intelligence. Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão (intro.).
12 Novembro 2015, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
Análise do ambiente externo e interno. A análise da cadeia de valor.
O ciclo de Competitive Intelligence.
Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão. Intelligence: Precisa; Objetiva; Fácil de utilizar; Relevante; Oportuna.
Análise do ambiente externo e interno (concl.)
5 Novembro 2015, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Alguns efeitos da concorrência sobre a ação estratégica
» Componentes da análise interna e vantagem competitiva
» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (discussão dos trabalhos de grupo)
Análise do ambiente externo e interno (cont.)
29 Outubro 2015, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
Apresentação e discussão dos trabalhos. Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (introdução e lançamento de desafio).
Análise do ambiente externo e interno
22 Outubro 2015, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
O ambiente externo, em geral. Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter para a análise da concorrência no sector.
Estratégia e o processo de gestão estratégica (cont.)
15 Outubro 2015, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
O cenário competitivo do século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade. A visão, a missão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.