Avaliação de conhecimentos

De acordo com os "Princípios Gerais sobre a Avaliação de Conhecimentos", as regras para a avaliação de conhecimentos na disciplina de Comunicação Oral e Escrita são as seguintes:

Avaliação Contínua

Este processo de avaliação resulta do trabalho desenvolvido pelos alunos durante todo o semestre. Por conseguinte, exige a presença e a participação nas aulas, para além da realização de trabalhos e de exercícios. Ponderação das seguintes formas de avaliação existentes neste modelo (dispensa de exame final):

l Presença/participação nas aulas e realização de um trabalho sobre técnicas de comunicação e gestão (30%)

Os trabalhos e/ou exercícios que serão realizados ao longo do período lectivo têm como objectivo desenvolver a capacidade de exposição oral e de comunicação, bem como a capacidade de organização escrita de temas e de ideias. Estes trabalhos incidirão sobre diversos assuntos relacionados com a actualidade e com o mundo dos negócios.

l Apresentação oral de um trabalho sobre uma empresa/área de negócio, acompanhado de relatório escrito (40%) O relatório e a apresentação serão realizados de acordo com as indicações do respectivo docente.

l Prova individual escrita (30%)

A prova escrita incidirá sobre toda a matéria apresentada nas aulas e sobre os textos básicos correspondentes a essa matéria. Nesta prova, o aluno tem de demonstrar conhecimento da matéria na sua globalidade, capacidade de relacionar os diferentes temas e problemas apresentados no teste. De acordo com este objectivo, o teste pode incluir diferentes tipos de questões (questões de resposta sintética, questões de análise comparativa, questões de desenvolvimento). Não é permitida a consulta de elementos de estudo.

A média da avaliação contínua só será contabilizada se o aluno obtiver, pelo menos, 8 valores na prova escrita individual.

Avaliação por exame final

Esta forma de avaliação consistirá numa prova escrita, não sendo permitida a consulta de elementos de estudo.