Métodos Pedagógicos e Avaliação da UC
Métodos Pedagógicos e Avaliação da UC
Tendo em conta os objectivos do Mestrado, e o programa e características específicas da UC, em termos pedagógicos orientamos o desenvolvimento das actividades segundo dois tipos de aulas:
- Um primeiro grupo de aulas será preenchido com aulas que se aproximam do figurino tradicional de aulas teórico-práticas: exposição da matéria por parte do docente, seguida de reflexão/debate com os alunos a partir de questões e dúvidas colocadas pelo docente e/ou pelos alunos, ou por pequenos trabalhos práticos relacionados com os temas propostos pelo docente;
- Um segundo grupo de aulas em que o papel dos alunos, ao nível da própria apresentação das temáticas, será incentivado. Pensa-se, neste caso, na constituição de grupos de trabalho, aos quais serão indicados vários temas de reflexão correspondentes a alguns pontos do programa. Será indicada bibliografia básica e alguma bibliografia complementar, sobre a qual os grupos deverão investigar e elaborar um Relatório/Survey que deverá ser motivo de uma exposição em aula. Após a exposição, deverá o grupo sujeitar-se às questões, dúvidas e comentários dos colegas e do docente.
A Avaliação de Conhecimentos (que se pretende contínua) tem por base dois momentos de avaliação:
- Relatório / Exposição, referido anteriormente, com a ponderação de 50%.
- Uma prova individual/ Teste final sobre toda a matéria dada, incluindo a que foi alvo das exposições dos grupos, com ponderação de 50%.