Materiais Pedagógicos
Os materiais pedagógicos que os alunos deverão obter no ínicio do ano lectivo são pois:
- O livro "O Prisioneiro, o Amante e as Sereias: instituições económicas, políticas e democracia" de P. Trigo Pereira, almadina, Coimbra, 2008, que constitui a bibliografia obrigatória da disciplina.
- O programa da disciplina, e a programação das aulas (disponível online)
- Um documento com os temas dos trabalhos de grupo e respectiva apresentação (disponível online na secção "Trabalhos")
Trabalho de Grupo
Sendo Economia, Instituições e Desenvolvimento uma disciplina obrigatória dos Mestrados de Economia e Políticas Públicas e Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG, depreende-se que os alunos deverão ter já uma certa capacidade de fazer investigação de forma autónoma. Deste modo privilegia-se, como forma de aprendizagem, o trabalho (indiviudual ou de grupo de 2 alunos) que versará sobre um dos temas que serão fornecidos aos alunos acompanhados de uma selecção bibliográfica respeitante a cada tema.
O trabalho de grupo terá dois momentos fundamentais de realização. Na quarta semana de aulas serão distribuídos aos alunos os temas dos trabalhos de grupo e estarão disponíveis para consulta textos de apoio base referentes a cada tema. O mais tardar, no final da sexta semana de aulas (6ª aula) os grupos de trabalho deverão estar constituídos assim como deverá ter sido feita a selecção do tema do trabalho de grupo a realizar. Nessa altura cada grupo entregará uma ficha de grupo.
O trabalho final poderá ser objecto de uma discussão oral cujo objectivo é essencialmente o de perceber as principais limitações e dificuldades no processo de elaboração, e clarificar alguns aspectos que não estejam suficientemente tratados ou que suscitem dúvidas. Tão ou mais importante que o resultado final é compreender os obstáculos surgidos no processo de investigação e as opções de natureza metodológica e de direcção de pesquisa que foram realizadas. A discussão (opcional) incidirá só sobre o trabalho para todos os alunos que tenham tido aprovação no TEM. Incidirá também sobre dois capítulos do livro (previamente anunciados) para alunos que por razão devidamente justificada e aceite não tenham podido comparecer ao Teste de Escolha Múltipla ou que tenham tido negativa.
Em resumo, o regime geral de progressão dos trabalhos terá os seguintes passos:
Actividades |
Semanas |
Docente: Apresentação dos temas dos trabalhos de grupo |
2ª semana - |
Trabalho individual ou de grupo: entrega de selecção do tema e ficha de grupo |
3ª e 4ª semanas - |
Entrega de guião do trabalaho: índice, resumo e bibliografia. (2 folhas A4) |
9ª semana - |
TEM e conversa sobre ensaios |
10ª semana |
Entrega dos trabalhos finais*: (15 ou 25 pags, respectivamente para grupos individuais ou de 2 alunos. (excluindo bibliografia e anexos) |
16 de Janeiro 2010 |
Discussão (opcional ou obrigatória*) dos trabalhos |
Quarta semana de Janeiro (e antes do Exame Final) |
* Será obrigatória para os alunos que, por razões profissionais aceites pelo docente, não tenham podido realizar o TEM ou tenham tido nota negativa.
A dimensão aceitável de cada grupo é de 1 ou 2 elementos.
(Ver mais informações sobre os trabalhos de grupo na secção "Trabalhos")
Programa Detalhado
Parte I - A análise económica das instituições
1. Instituições: o que são e para que servem?
1.1. Instituições: o que são?
1.2. As funções das instituições
1.3. Tipos de Organizações
2. Um quadro teórico para o estudo das instituições
2.1. Direitos de Propriedade
2.2. Contratos e custos de transacção
2.3. Agência, problemas de informação e confiança
Parte II - Administração pública, grupos de interesse e instituições democráticas
3. As instituições da administração pública
3.1. Três níveis de análise: macro, meso e micro
3.2. A administração pública ideal
3.3. Elementos para o estudo de caso na administração
3.4. As administrações públicas em Portugal: breve excursão
4. Teorias dos grupos de interesse
4.1. Clarificações conceptuais
4.2. Interesses e poder político: abordagens optimistas
4.3. Interesses e poder político: cepticismo e crítica
4.4. Grupos de Interesse, Políticas Públicas e Desenvolvimento
5. Interesses, regulação e processo político
5.1. A regulação e o interesse público
5.2. A regulação e interesses privados
6. Instituições da democracia representativa
6.1. Democracia, partidos políticos e custos de transacção
6.2. Democracia: competição ou deliberação
6.3. As dimensões do sistema eleitoral (SE)
6.4. O desenho e evolução do sistema eleitoral
Parte III - Instituições e Desenvolvimento Económico
7. Instituições e desenvolvimento económico: perspectivas teóricas
7.1. A importância das instituições para explicar o desenvolvimento desigual dos países
7.2. A Nova Economia Institucional e a importância da estrutura institucional
7.3. A Nova Economia do Desenvolvimento: informação imperfeita, instituições e desenvolvimento económico
7.4. Institucionalismo e estruturalismo: um encontro nas reinterpretações da industrialização tardia
8. Mudança institucional e desenvolvimento económico
8.1. Inovações institucionais, expansão económica e desenvolvimento
8.2. Causas que explicam o fracasso na construção das instituições que favorecem o desenvolvimento económico
8.3. A evolução e o bloqueio das instituições
9. Instituições e desenvolvimento: o problema da mudança internacional
9.1. Os limites da transferência de instituições
9.2. A importância da incrustação ( embeddness) das instituições
9.3. A governação do sistema institucional