Programa
Estudos de Mercado
Mestrado Bolonha em Marketing
Programa
1. Introdução: Evolução e enquadramento dos Estudos de Mercado; 2. Definição e processo de elaboração do estudo de mercado; 3. Prática empresarial dos Estudos de Mercado: - Elaboração da proposta; - Códigos de conduta e ética. 4. Formulação do problema de pesquisa: perguntas e hipóteses de investigação; 5. Pesquisa exploratória: - Dados secundários; - Estudo qualitativos: ?Focus-group?, entrevistas em profundidade e técnicas projetivas. 6. Pesquisa descritiva: - Inquéritos/entrevistas: Pessoal, telefónico, por correio e eletrónico; - Observação. 7. Pesquisa causal: Experimentação; 8. Mensuração e escalas: - Escalas primárias; - Escalas comparativas e não comparativas. 9. Desenho do questionário; 10. Determinação da amostra: - Definição da População; - Processos de amostragem: Probabilístico e não probabilístico; - Determinação da dimensão da amostra. 11. Operações de campo; 12. Preparação e análise de dados; 13. Elaboração do relatório final.