Este artigo é privado e está apenas disponivel para membros do grupo: Alunos de Economia Monetária e Financeira (EMF) 2 Semestre - 2011/2012 ou Professores de Economia Monetária e Financeira (EMF) 2 Semestre - 2011/2012

Login

Aula de apresentação

Economia Monetária e Financeira

Ano lectivo 2010/2012 - 2º semestre

 

Fontes de informação e dados sobre moeda e mercados financeiros

Informação e análise para profissionais

Blog Money Supply: http://blogs.ft.com/money-supply/#axzz1mCcNjxqX

Blog Alphaville: http://ftalphaville.ft.com/

 

Organismos nacionais

Banco de Portugal: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx

Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP): http://www.igcp.pt/

CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários : http://www.cmvm.pt/

Euronex Lisboa: http://www.euronext.com/landing/indexMarket-18812-PT.html

APB - Associação Portuguesa de Bancos: http://www.apb.pt/

Associação de Instituições de Crédito Especializado  (ASFAC): http://www.asfac.pt/

 

Organismos internacionais

Banco Central Europeu: http://www.ecb.int/home/html/index.en.html

Bancos centrais de todo o mundo: http://www.bis.org/cbanks.htm (Ver em especial, para além dos bancos já referidos - Banco Central Europeu e banco de Portugal - os bancos centrais dos EUA, Reino Unido, Suíça, Japão e China)

European Banking Authority - EBA : http://www.eba.europa.eu/

Fundo Monetário Internacional  (FMI): http://www.imf.org/external/index.htm

Bank for International Settlements (BIS): http://www.bis.org/


Aula prática nº 7

Aula prática nº 7

Questão para discutir na aula

O texto nº 1 abaixo é um recente editorial do The Economist sobre a evolução do prémio de risco no mercado accionista. As duas frases do texto destacado a amarelo ilustram os princípios teóricos que estudou no capítulo sobre o mercado accionista. Recorde esses princípios e mostre como eles são confirmados pela evolução dos valores da remuneração das acções durante o século XX e bem quantificados no gráfico que acompanha o texto.

Questão complementar para o estudante estudar e resolver como trabalho de casa

Leia com atenção tanto o texto nº1 como o texto nº2   que se lhe segue e procure compreender os motivos pelos quais a teoria referida na questão anterior parece estar em contradição com os factos observados desde o início do século XXI.

Endereços dos textos

http://www.economist.com/node/21550307

http://www.economist.com/node/21550273