Este artigo é privado e está apenas disponivel para membros do grupo: Alunos de Economia Monetária e Financeira (EMF) 2 Semestre - 2011/2012 ou Professores de Economia Monetária e Financeira (EMF) 2 Semestre - 2011/2012
Aula de apresentação
Economia Monetária e Financeira
Ano lectivo 2010/2012 - 2º semestre
Fontes de informação e dados sobre moeda e mercados financeiros
Informação e análise para profissionais
Blog Money Supply: http://blogs.ft.com/money-supply/#axzz1mCcNjxqX
Blog Alphaville: http://ftalphaville.ft.com/
Organismos nacionais
Banco de Portugal: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx
Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP): http://www.igcp.pt/
CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários : http://www.cmvm.pt/
Euronex Lisboa: http://www.euronext.com/landing/indexMarket-18812-PT.html
APB - Associação Portuguesa de Bancos: http://www.apb.pt/
Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC): http://www.asfac.pt/
Organismos internacionais
Banco Central Europeu: http://www.ecb.int/home/html/index.en.html
Bancos centrais de todo o mundo: http://www.bis.org/cbanks.htm (Ver em especial, para além dos bancos já referidos - Banco Central Europeu e banco de Portugal - os bancos centrais dos EUA, Reino Unido, Suíça, Japão e China)
European Banking Authority - EBA : http://www.eba.europa.eu/
Fundo Monetário Internacional (FMI): http://www.imf.org/external/index.htm
Bank for International Settlements (BIS): http://www.bis.org/
Aula prática nº 7
Aula prática nº 7
Questão para discutir na aula
O texto nº 1 abaixo é um recente editorial do The Economist sobre a evolução do prémio de risco no mercado accionista. As duas frases do texto destacado a amarelo ilustram os princípios teóricos que estudou no capítulo sobre o mercado accionista. Recorde esses princípios e mostre como eles são confirmados pela evolução dos valores da remuneração das acções durante o século XX e bem quantificados no gráfico que acompanha o texto.
Questão complementar para o estudante estudar e resolver como trabalho de casa
Leia com atenção tanto o texto nº1 como o texto nº2 que se lhe segue e procure compreender os motivos pelos quais a teoria referida na questão anterior parece estar em contradição com os factos observados desde o início do século XXI.
Endereços dos textos
http://www.economist.com/node/21550307
http://www.economist.com/node/21550273