Sumários

5. Gestão de Recursos Humanos (22/03)

22 Março 2011, 19:00 JOÃO PAULO DAMAS DE CARVALHO

21. SI de gestão de recursos humanos na AP. Gestão do relacionamento com os colaboradores. Os aspectos mais críticos da função. Gestão de Recursos Humanos. Processamento de vencimentos. Gestão da Assisuidade. Gestão da Formação. Gestão de Competências. Horas extraordinárias. Ajudas de custo e despesas de deslocação. Fluxos de trabalho mais relevantes (motor de workflow). Portal do Funcionário. Portal do Dirigente. Interação com outros sistemas. A Lei 12-A/2008. A mobilidade especial.
22.  O desafio da gestão dos trabalhadores públicos por projectos / folha de obra.


4. Gestão Estratégica, Qualidade e Avaliação de Desempenho (15/03)

15 Março 2011, 19:00 JOÃO PAULO DAMAS DE CARVALHO

18. Sistemas de Informação de Gestão Estratégica e avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Gestão estratégica e SIADAP 1, 2 e 3. CAF (Common Assessment Framework). Qualidade e gestão estratégica. Alinhamento estratégico. O mapa da estratégia. Objectivos estratégicos. Factores Críticos de Sucesso. O Balanced Scorecard como instrumento permanente de gestão e de correcção do desempenho estratégico das organizações.
19. O impacto do novo SIADAP. A Avaliação do Desempenho dos Serviços (SIADAP 1). A Avaliação do Desempenho dos Dirigentes (SIADAP 2). A Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores (SIADAP 3). Interacções com outras componentes do sistema de informação.
20. Envolvimento de colaboradores, cidadãos e fornecedores. Exemplos e casos de estudo.


3. A economia da informação (01/03)

1 Março 2011, 19:00 JOÃO PAULO DAMAS DE CARVALHO

13. A economia da informação. As características específicas dos bens de informação. As regras económicas particulares que regem este mercado.
14. A distinção entre tecnologia global (hardware, sistemas operativos, software de base) e soluções baseadas na tecnologia. A tecnologia que obrigatoriamente se tem de ter para funcionar e as soluções tecnológicas que fazem a diferença. A tecnologia oferece flexibilidade. A solução oferece conhecimento, produtividade, vantagem competitiva. A tecnologia tende para custo zero. O custo da solução tende a aumentar.
15. As TI vieram alterar a forma como as organizações se estruturam e a informação circula. Como adaptar o poder, que se baseava em quem detinha a informação, a uma sociedade em que a informação está à disposição de cada vez mais pessoas. Governo e governance. A arquitectura informacional das organizações. Construir um avião em pleno vôo.
16. Serviços Partilhados de TI. Eficiência. Curva de Aprendizagem. Comportamento Organizacional. Desresponsabilização. Condições para o sucesso dos serviços partilhados.
17. Exemplos e casos de estudo


2. A Gestão Pública na sociedade da informação (22/02)

22 Fevereiro 2011, 19:00 JOÃO PAULO DAMAS DE CARVALHO

8. Como adaptar a Administração Pública a uma nova realidade. Hoje em dia não se gere com ordens de serviço ou com decretos lei, mas sim com sistemas de informação. Os sistemas de informação desempenham, na moderna gestão das organizações, o mesmo papel estruturante que era desempenhado por um grande conjunto de normas procedimentais e pela cadeia hierárquica que velava pela fiscalização do seu cumprimento.
9. A sociedade da informação veio revolucionar os procedimentos da gestão tradicional das organizações, que eram implementados de forma indirecta (plano, orçamento, formação, reuniões, controlo hierárquico, etc.) e verificados a posteriori (inspecção, auditoria, avaliação, relatórios, etc.).
10. Diferentes gerações de sistemas de informação, com a evolução das (tecnologias e das) culturas organizacionais: sistemas de informação de controlo (listagens), de enquadramento da actividade corrente (exemplo prescrição de medicamentos), de trabalho colaborativo (em rede global)
11. Os sistemas de informação como repositório continuamente melhorado das melhores práticas da organização e, com a Web, de toda a sua envolvente.

12 . Exemplos e casos de estudo


1. Apresentação (15/02)

15 Fevereiro 2011, 19:00 JOÃO PAULO DAMAS DE CARVALHO

1. Objectivos da disciplina. Aos gestores de topo e líderes da Administração Pública, de hoje ou do futuro, exigem-se referenciais sólidos sobre tecnologias de informação e sobre a economia da informação.

2.  Destinatários: ambição e vontade de usar os sistemas e as tecnologias da informação para melhorar o serviço prestado e para fazer mais com menos recursos.

3.  Visão comparada com o que se faz internacionalmente, em particular na Europa

4. Desmitificação (e censura) do jargão informático.

5.  Apresentação do programa.

6. Bibliografia.

7. Forma de avaliação