Sumários

5. Estratégias a nível de Área de Negócio

13 Novembro 2014, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

5.1 Introdução; 5.2 Unidades estratégicas de negócio (SBUs); 5.3 Estratégias competitivas genéricas: liderança em custos baixos; diferenciação; enfoque; relógio estratégico (percepção preço/valor); Vantagens competitivas como posicionamento qualidade/preço; 5.4 Estratégias Interactivas; 5.5 Estratégias coperativas.


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional

6 Novembro 2014, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

Apresentações pelos estudantes e debates de estudos de caso, propostos pelo docente ou sugeridos pelos alunos.


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional

4 Novembro 2014, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

Apresentações pelos estudantes e debates de estudos de caso, propostos pelo docente ou sugeridos pelos alunos.


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias

30 Outubro 2014, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

4.1 Introdução; 4.2 Propósitos Organizacionais: Valores, Missão, Visão e Objectivos e respectivos enunciados; 4.3 Direitos de propriedade, representação e agência, assimetrias de informação, risco moral, alinhamento de incentivos; 4.2. Sistemas de 'Governance' e responsabilização (accountability); 4.4. Expectativas legitimas (Stakeholders): 4.5 Etica de negócios e responsabilidade social; 4.6. Mapeamento e gestão das expectativas dos 'stakeholders'; 4.7. A cultura da organização; cultura e 'deriva estratégica'; 4.8. A dependência do 'percurso' ('path dependency'); 4.9. Manifestações da cultura, reprodução e mudanças (a teia cultural); 4.10. Implicações dos contextos institucionais e cultural para Gestão estratégica .


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias

28 Outubro 2014, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

4.1 Introdução; 4.2 Propósitos Organizacionais: Valores, Missão, Visão e Objectivos e respectivos enunciados; 4.3 Direitos de propriedade, representação e agência, assimetrias de informação, risco moral, alinhamento de incentivos; 4.2. Sistemas de 'Governance' e responsabilização (accountability); 4.4. Expectativas legitimas (Stakeholders): 4.5 Etica de negócios e responsabilidade social; 4.6. Mapeamento e gestão das expectativas dos 'stakeholders'; 4.7. A cultura da organização; cultura e 'deriva estratégica'; 4.8. A dependência do 'percurso' ('path dependency'); 4.9. Manifestações da cultura, reprodução e mudanças (a teia cultural); 4.10. Implicações dos contextos institucionais e cultural para Gestão estratégica .