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Programação das Aulas Teóricas - Licenciatura em Gestão
Política Económica e Actividade Empresarial
Licenciatura em Gestão
Ano Lectivo 2010-2011
PROGRAMAÇÃO DAS AULAS TEÓRICAS
A programação das aulas teóricas é desenvolvida na perspectiva de 12 semanas úteis de aulas, isto é, de 12 grupos de 2 aulas semanais de 50 minutos cada. A programação das aulas teóricas considera, também, uma função de organização dos ritmos de trabalho da disciplina em articulação com o desenvolvimento das aulas práticas. As 24 aulas teóricas previstas são organizadas, neste quadro, em torno dos seguintes 12 temas:
1.
A CRISE ECONÓMICA E FINANCEIRA ACTUAL
Características e impactos na economia mundial, europeia e portuguesa.
A crise actual e as crises anteriores: recorrências e novidades.
CONTEÚDO
[A sucessão de problemas nos mercados real, monetário e financeiro e de trabalho (pressão sobre os recursos naturais e não renováveis, aceleração da inflação, aprofundamento da diferenciação dos ritmos de crescimento à escala mundial, desvalorização do dólar e apreciação do euro, crise dos créditos de maior risco e das instituições financeiras mais expostas e o colapso das bolsas, forte aumento do desemprego e pressão sobre os níveis de protecção social).
As intervenções públicas suscitadas pela crise e o novo protagonismo da "política económica". A grande crise de 1929-33, as crises dos últimos sessenta anos e a crise actual. Crises de regulação e crises reguladoras. Crises conjunturais e estruturais. Keynesianismo e monetarismo. Intervencionismo e liberalismo.]
QUESTÕES DE CONTROLO
Que causas para a crise? Que papel e relevância para a política económica na "saída" da crise? Os governos conseguem enfrentar adequadamente a inflação, o desemprego, o crescimento económico e os desequilíbrios externos ou converteram-se, eles próprios, num factor de instabilidade e crise? Terá o sector público ganho um peso económico e social excessivo?
2.
A GLOBALIZAÇÃO E A CRISE ECONÓMICA E FINANCEIRA
A crise resultará da aceleração da globalização?
CONTEÚDO
[Internacionalização e globalização. A globalização e a sua aceleração nas duas últimas décadas. As transformações do comércio e do investimento internacional. A internacionalização da produção e distribuição de bens e serviços. A afirmação das grandes economias emergentes. O alargamento da União Europeia. As flutuações do comércio internacional. Consequências da globalização dos mercados sobre a eficácia das acções dos poderes públicos.]
QUESTÕES DE CONTROLO
Pode e deve a globalização ser "regulada"? Que responsabilidades podem ser apontadas à globalização na presente crise?
3.
A CRISE E O FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
A crise resultará de problemas nos mercados originados em comportamentos empresariais inadequados?
CONTEÚDO
[Os problemas surgidos nos diferentes mercados nos últimos dois anos e meio são novos ou antigos? A incerteza e os comportamentos dos agentes económicos. Empresas, mercados e concorrência. Acesso à informação e aos factores produtivos. Externalidades e custos de transacção. Assimetrias, imperfeições e poder económico. As "falhas de mercado". A diferença entre falhas ao nível microeconómico e ao nível macroeconómico.]
QUESTÕES DE CONTROLO
As "falhas de mercado" são evitáveis? As flutuações cíclicas das economias de mercado exigem formas permanentes de regulação da concorrência e dos mercados?
4.
A CRISE E A POLÍTICA ECONÓMICA
A crise actual resultará de acções ou omissões dos poderes públicos e/ou de uma dimensão quantitativa e qualitativa inadequada do sector público?
CONTEÚDO
[As grandes funções do Estado (afectação, estabilização e redistribuição). Intervenção económica do Estado e política económica. Democracia e mercado: as interacções entre política e economia. Governo económico regional, nacional e supranacional. Envelhecimento da população e sustentabilidade ambiental: novas pressões sobre os orçamentos públicos e o respectivo equilíbrio.]
QUESTÕES DE CONTROLO
As grandes funções do Estado (afectação, estabilização e redistribuição). Intervenção económica do Estado e política económica. Democracia e mercado: as interacções entre política e economia. Governo económico regional, nacional e supranacional. Envelhecimento da população e sustentabilidade ambiental: novas pressões sobre os orçamentos públicos e o respectivo equilíbrio.
5.
O CRESCIMENTO ECONÓMICO (I)
Conhecer e compreender o crescimento económico: os grandes factos empíricos, modelos explicativos e factores em acção.
CONTEÚDO
[As grandes realizações do crescimento económico. Os factores produtivos genéricos (capital e trabalho). Os factores produtivos específicos (Capital físico (infra-estruturas, equipamentos e utilização das tecnologias de informação e comunicação) e capital humano (educação, competências e organização)). Os grandes modelos explicativos: crescimento exógeno e crescimento endógeno; crescimento extensivo e crescimento intensivo. A noção de produto potencial e a articulação entre regulação e desenvolvimento. A inovação e o progresso tecnológico como fontes de crescimento económico.]
QUESTÕES DE CONTROLO
O que faz crescer as empresas e as economias? Quais são os principais motores do crescimento económico? Que razões conduzem a diferenças tão grandes nos ritmos de crescimento económico, no tempo e no espaço? Que pode e deve fazer a política económica para promover o crescimento sustentado das empresas e das economias?
6.
O CRESCIMENTO ECONÓMICO (II)
Analisar e comparar o crescimento económico: A convergência/divergência entre economias nacionais e entre economias regionais.
CONTEÚDO
[As tendências actuais do crescimento económico. Crescimento e o desenvolvimento económico. Crescimento das economias e crescimento do nível de vida das populações. Os limites do PIB per capita como indicador de desenvolvimento. O desempenho das principais economias à escala mundial. O desempenho das principais regiões à escala europeia. A convergência nominal e real: conceitos e realidades.]
QUESTÕES DE CONTROLO
Que razões explicam as flutuações económicas? Existe uma tendência de convergência económica entre regiões e países? Que pode e deve fazer a política económica para promover essa convergência?
7.
A PRODUTIVIDADE
A produtividade e a eficiência económica: dinâmicas, medidas e indicadores.
CONTEÚDO
[A dinâmica de longo prazo das grandes actividades económicas: crescimento, emprego e produtividade. O conceito de produtividade. Produtividade e valor acrescentado. As medidas da produtividade: produtividade aparente e produtividade multifactorial; produtividade física e produtividade em valor. A comparação internacional da produtividade global e horária do trabalho.]
QUESTÕES DE CONTROLO
Por que será a produtividade tão importante para a criação sustentável de emprego? A produtividade será afinal a melhor medida da eficiência das actividades económicas? Que podem e devem fazer as políticas públicas para promover activamente a produtividade das empresas?
8.
A COMPETITIVIDADE
A competitividade e o desenvolvimento das empresas e dos territórios.
CONTEÚDO
[O conceito de competitividade: competitividade custo e não-custo; factores estáticos e dinâmicos; factores básicos e avançados; dimensões materiais e imateriais. Os fundamentos microeconómicos e macroeconómicos da competitividade. As medidas e indicadores de competitividade. A taxa de câmbio real como indicador macroeconómico de competitividade numa economia mundial globalizada. Competitividade das nações, das regiões e das empresas.]
QUESTÕES DE CONTROLO
Por que terá a competitividade um papel tão relevante na vida das empresas e nas estratégias dos territórios (cidades, regiões, nações e blocos regionais supranacionais)? A competitividade deve ser medida num horizonte de curto ou de médio e longo prazo? Que instrumentos têm os governos ao seu dispor para promover a competitividade?
9.
A POLÍTICA ECONÓMICA COMO ENVOLVENTE DA EMPRESA
A relevância da política macroeconómica para a actividade empresarial.
CONTEÚDO
[A conjuntura económica e a referência do "quadrado mágico" da política macroeconómica: crescimento, emprego, inflação e equilíbrio externo. A evolução das definições de política económica. Fins e Meios, objectivos e instrumentos, metas e medidas. Regras vs. medidas discricionárias Políticas de regulação conjuntural e políticas de ajustamento estrutural.]
QUESTÕES DE CONTROLO
O desempenho competitivo das empresas estará cada vez mais dependente da envolvente dominada pela condução das políticas económicas?
10.
A METODOLOGIA DA POLÍTICA ECONÓMICA
A fundamentação metodológica, teórica e técnica da política económica.
CONTEÚDO
[Os principais Instrumentos, objectivos e mecanismos de transmissão. A fundamentação da política económica através de modelos. Um modelo de política económica em economia aberta. A utilização de modelo: aspectos previsionais e decisionais.]
QUESTÕES DE CONTROLO
As empresas devem prestar mais atenção à evolução das conjunturas económicas e aos desequilíbrios macroeconómicos, internos e externos?
11.
A DIMENSÃO MACROECONÓMICA DA POLÍTICA ECONÓMICA
As políticas macroeconómicas de regulação conjuntural.
CONTEÚDO
[As grandes políticas macroeconómicas. O papel da política orçamental e fiscal na estabilização, no crescimento e no emprego. O papel da política monetária e cambial nos equilíbrios interno e externo e na competitividade. As políticas macroeconómicas no quadro da UEM]
QUESTÕES DE CONTROLO
As características da zona euro, nomeadamente a disciplina do Pacto de Estabilidade e Crescimento e o mandato do BCE na condução da política monetária europeia obrigam a ajustamentos estruturais no mundo das empresas?
12.
A DIMENSÃO MICROECONÓMICA DA POLÍTICA ECONÓMICA
As políticas económicas de suporte ao desenvolvimento empresarial
CONTEÚDO
[As políticas microeconómicas. Políticas verticais e horizontais. O referencial da Estratégia de Lisboa renovada para as políticas microeconómicas na União Europeia. As políticas de estímulo à inovação e desenvolvimento tecnológico. A política de concorrência e a consolidação do grande mercado interno europeu]
QUESTÕES DE CONTROLO
Que podem e devem fazer as políticas públicas de suporte ao desenvolvimento empresarial?