Objectivos

Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Esta unidade curricular fornece as ferramentas necessárias de como criar impacto social através do empreendedorismo. O empreendedorismo social inclui a identificação e exploração sustentável de oportunidades que geram mudanças sociais e bens públicos. Esta unidade curricular pretende orientar no processo de identificação de oportunidades sociais, bem como ajudar a transcrever essas ideias sociais num plano de negócios. Os alunos irão examinar e desenvolver as características pessoais e comportamentos fundamentais para se tornar um empreendedor social de sucesso e serão expostos às primeiras etapas do processo de empreendedorismo social, incluindo o desenvolvimento do business model canvas social e do plano de negócios. Esta unidade curricular destinase a todos os interessados em iniciar o seu próprio negócio social, visto que permite a potenciais empreendedores iniciar, desenvolver e fazer crescer um novo empreendimento. Os objetivos de aprendizagem são: LOS 1: Compreender o papel e a importância do empreendedorismo social para o desenvolvimento econômico e impacto social LOS 2: Compreender os conhecimentos e skills essenciais para desenvolver uma empresa socialmente consciente. LOS 3: Desenvolver um pitch eficaz LOS 4: Compreender a identificar e abordar uma questão social e as ferramentas para medir o impacto social das organizações. LOS 5: Desenvolver as principais etapas na elaboração de ideias sociais LOS 6: Descrever o que é um modelo de negócio social LOS 7: Desenvolver e analisar modelos alternativos de negócios sociais LOS 8: Aplicar skills analíticas e ferramentas certas para avaliar a envolvente externa LOS 9: Explique a importância do marketing numa start-up social LOS 10: Compreender o papel da forma legal, recursos humanos e operações nas etapas iniciais de uma start-up social. LOS 11: Compreender como desenvolver e interpretar um plano de negócios para auxiliar no desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social. LOS 12: Descrever as fontes de financiamento para start-ups sociais