Sumários

Processos de globalização e suas implicações (continuação)

28 Outubro 2008, 08:00 João Peixoto

Visionamento do filme "A Globalização". Debate.


Sociedade ou sociedades de informação?

28 Outubro 2008, 08:00 Sofia Bento

A partir do texto de Castells, análise da noção de sociedade em rede :identificar a definição da sociedade em rede, procurar os elementos caracterizadores da sociedade em rede (grupos 5 e 7)

Elementos para um estudo comparativo das sociedades informacionais de Castells: a partir do texto de Gustavo-Cardoso e Firmino da Costa (A sociedade em rede em Portugal), estudo dos seguintes elementos do caso português para compreensão do conceito de sociedade proto-informacional:

-evolução da economia portuguesa

-sistema científico e tecnologia

-níveis de escolaridade e qualificação em Portugal

-caracterização das transformações no trabalho e no emprego

-diferentes modelos informacionais

Indicação para trazer dados do PNUD na próxima aula.


Transformações na estrtutura ocupacional

27 Outubro 2008, 10:30 Maria João Santos

A nova estrutura ocupacional e a nova divisão internacional do trabalho

Análise do texto de Robert Reich


Processos de globalização na sua multidimensionalidade

27 Outubro 2008, 09:30 João Peixoto

Motores , processos e implicações sociais e económicas da globalização.


Sociedade ou sociedades de informação?

27 Outubro 2008, 09:30 Sofia Bento

A partir do texto de Castells, análise da noção de sociedade em rede :identificar a definição da sociedade em rede, procurar os elementos caracterizadores da sociedade em rede (grupos 5 e 7)

Elementos para um estudo comparativo das sociedades informacionais de Castells: a partir do texto de Gustavo-Cardoso e Firmino da Costa (A sociedade em rede em Portugal), estudo dos seguintes elementos do caso português para compreensão do conceito de sociedade proto-informacional:

-evolução da economia portuguesa (grupos3 e 2)

-sistema científico e tecnologia (grupos 12 e 10)

-níveis de escolaridade e qualificação em Portugal (grupos 8 e 4)

-caracterização das transformações no trabalho e no emprego (grupos 6 e 9).

Indicação para trazer dados do PNUD na próxima aula.