Sumários
Processos de globalização e suas implicações (continuação)
28 Outubro 2008, 08:00 • João Peixoto
Visionamento do filme "A Globalização". Debate.
Sociedade ou sociedades de informação?
28 Outubro 2008, 08:00 • Sofia Bento
A partir do texto de Castells, análise da noção de sociedade em rede :identificar a definição da sociedade em rede, procurar os elementos caracterizadores da sociedade em rede (grupos 5 e 7)
Elementos para um estudo comparativo das sociedades informacionais de Castells: a partir do texto de Gustavo-Cardoso e Firmino da Costa (A sociedade em rede em Portugal), estudo dos seguintes elementos do caso português para compreensão do conceito de sociedade proto-informacional:
-evolução da economia portuguesa
-sistema científico e tecnologia
-níveis de escolaridade e qualificação em Portugal
-caracterização das transformações no trabalho e no emprego
-diferentes modelos informacionais
Indicação para trazer dados do PNUD na próxima aula.
Transformações na estrtutura ocupacional
27 Outubro 2008, 10:30 • Maria João Santos
A nova estrutura ocupacional e a nova divisão internacional do trabalho
Análise do texto de Robert Reich
Processos de globalização na sua multidimensionalidade
27 Outubro 2008, 09:30 • João Peixoto
Motores , processos e implicações sociais e económicas da globalização.
Sociedade ou sociedades de informação?
27 Outubro 2008, 09:30 • Sofia Bento
A partir do texto de Castells, análise da noção de sociedade em rede :identificar a definição da sociedade em rede, procurar os elementos caracterizadores da sociedade em rede (grupos 5 e 7)
Elementos para um estudo comparativo das sociedades informacionais de Castells: a partir do texto de Gustavo-Cardoso e Firmino da Costa (A sociedade em rede em Portugal), estudo dos seguintes elementos do caso português para compreensão do conceito de sociedade proto-informacional:
-evolução da economia portuguesa (grupos3 e 2)
-sistema científico e tecnologia (grupos 12 e 10)
-níveis de escolaridade e qualificação em Portugal (grupos 8 e 4)
-caracterização das transformações no trabalho e no emprego (grupos 6 e 9).
Indicação para trazer dados do PNUD na próxima aula.