Programa

Programa Detalhado

I. Revisão crítica de conceitos e abordagens

1. As teorias do investimento em capital humano como abordagem pioneira

2. Quando se confrontam diferentes concepções de Escola

3. Linhas de crítica às teorias do capital humano

4. Um exemplo da abordagem redutora das teorias do capital humano

II. Novos enquadramentos teóricos de escolaridade e aprendizagem

1. As trajectórias de escolaridade

2. Trajectórias de trabalho (emprego, desemprego, inactividade…)

3. O contributo específico da formação profissional

4. A experiência profissional e a modelização das componentes da aprendizagem em ciclo de vida

III. A educação e a formação como processos sociais

1. A evolução das concepções de educação e aprendizagem

2. A educação e formação como bens públicos ou semi-públicos

3. A função de produção da educação

IV. Educação e desenvolvimento económico: desequilíbrios e regulação

1. Educação e desenvolvimento económico - um modelo de referência

2. Desajustamentos entre procura e oferta de educação e formação

3. Regulação da oferta e procura de educação e formação

V. Financiamento da Educação e Relações Inter-institucionais

1. Modelos e sistemas de financiamento da Educação

2. Novas modalidades de financiamento e suas combinações.

VI. Portugal e o Quadro Europeu de Qualificações

1. Diagnóstico dos principais desafios educativos nacionais

2. As potencialidades e as limitações das "políticas endógenas" 3. O Quadro Europeu de Qualificações: referencial ou normativo?