Sumários

Exercícios sobre IRC

7 Maio 2013, 15:00 João Cipriano

 

Resolução de exercícios de IRC, sobre rendimentos e gastos, realizações de utilidade social e inventários.


IRC: Taxas, liquidação, pagamento e obrigações acessórias

2 Maio 2013, 15:30 João Cipriano

 

IRC: O reporte de prejuízos; Taxas de tributação; Liquidação e pagamento do imposto; deduções à coleta; retenções na fonte; pagamentos por conta (e PEC); principais obrigações acessórias.


IRC: determinação do lucro tributável

30 Abril 2013, 15:00 João Cipriano

IRC - Determinação do lucro tributável:

regime fiscal das imparidades e provisões; perdas por imparidade e provisões fiscalmente dedutíveis; limites para constituição ou reforço das imparidades e provisões; realizações de utilidade social; encargos não dedutíveis para efeitos fiscais; regime fiscal das mais-valias  e menos-valias; a situação do reinvestimento. A dupla tributação económica dos lucros, métodos de eliminaçãop e/ou atenuação.


IRC: isenções e determinação da matéria coletável

23 Abril 2013, 15:00 João Cipriano

IRC: Isenções; regras gerais de determinação da matéria coletável; O regime geral e a aplicação de métodos indiretos; Conceito de lucro tributável; O papel da contabilidade; Componentes do lucro tributável:o regime de periodização económica e os requisitos para consideração das componentes positivas e negativas do mesmo; rendimentos, gastos, variações patrimoniais positivas e negativas.

IRC:  Os inventários e sua valorimetria. O regime fiscal das depreciações e amortizações; métodos de cálculo e quotas de depreciação e amortização. Os casos dos edifícios, viaturas ligeiras de passageiros ou mistas e os elementos de reduzido valor.


Exercícios de IRS e IRC

18 Abril 2013, 15:30 João Cipriano

Conclusão da resolução de exercício de IRS.

IRC: caracterização geral; incidência pessoal; o conceito de residente; incidência real, com referência especial ao conceito de lucro e conceito de outros rencdimentos paar efeitos fiscais; extensão da obrigação do imposto (várias situações em que a origem ou fonte dos rendimentos se situa em Portugal); os não residentes e o conceito de estabelecimento estável; regime e sociedades de transparência fiscal; o período de tributação.