Sumários

Estratégias de marketing internacional

15 Abril 2009, 15:00 JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO

Estratégias de marketing internacional. Metodologias para diferentes estratégias de marketing. O marketing-mix e a avaliação estratégica da empresa. As opções e escolha da estratégia adequada aos objectivos.


Caso: Lego

1 Abril 2009, 15:00 JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO

Análise e discussão do caso na aula com base na metodologia proposta


Tipos de contratos e créditos documentários

30 Março 2009, 15:00 JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO

Os termos comerciais ( incoterms). Formas de countertrade. Modalidades de pagamento. Mecanismo de compensação do crédito documentário irrevogável.


Modos de transporte

25 Março 2009, 15:00 JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO

O transportador marítimo. Tipos de navios e relação com a tipologia de portos marítimos. Serviços especializados do transporte marítimo. Modalidades de fretamento marítimo e gestão do navio. Caracterização dos portos e tipologia dos serviços com base no tipo de porto. Características essenciais dos modos de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo. Plataformas logísticas e terminais de carga.


Caso 2: Mercedes-Benz

23 Março 2009, 15:00 JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FELÍCIO

Análise e discussão do caso na aula com base na metodologia proposta