Sumários

AULA 11. COMUNICAÇÃO E DESINFORMAÇÃO

25 Outubro 2021, 16:30 Daniela Mourão Craveiro

Reagendamento das sessões de apresentação dos trabalhos de grupos.

Definição de crítica construtiva e descrição da tarefa de avaliação inter-pares.

Refletir sobre o conceito de notícias falsas e sua importância para a sociedade. 
Apresentação de métodos para a identificação de notícias falsas. 
Treino de análise critica de notícias potencialmente falsas. 

Materais de apoio:
https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%252011&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%252011


LEITURAS RECOMENDADAS

Tsfati, Y., Boomgaarden, H. G., Strömbäck, J., Vliegenthart, R., Damstra, A., & Lindgren, E. (2020). Causes and consequences of mainstream media dissemination of fake news: literature review and synthesis. Annals of the International Communication Association, 44(2), 157–173. https://doi.org/10.1080/23808985.2020.1759443

Baptista, J. P., & Gradim, A. (2020). Understanding fake news consumption: A review. Social Sciences, 9(10), 1–22. https://doi.org/10.3390/socsci9100185

Pennycook, G., & Rand, D. G. (2021). The Psychology of Fake News. Trends in Cognitive Sciences, 25(5), 388–402. https://doi.org/10.1016/j.tics.2021.02.007

Zimmer, F., Scheibe, K., Stock, M., & Stock, W. G. (2019). Fake news in social media: Bad algorithms or biased users? Journal of Information Science Theory and Practice, 7(2), 40–53. https://doi.org/10.1633/JISTaP.2019.7.2.4

Recursos “Cidadão Ciberseguro”. https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/



AULA 10. PRECONCEITO E MEDIA (parte 2)

20 Outubro 2021, 12:00 Daniela Mourão Craveiro

A relação entre estereótipo e o preconceito social
Preconceito social como atitude social
Preconceito social como expressão de relações inter-grupais
Fatores contribuintes da geração de preconceitos sociais
O papel dos media na geração de preconceitos sociais
Atividade em aula (parte 2): discussão de notícias sobre a comunidade e as pessoas ciganas

Materiais de apoio:

https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25209&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25209


LEITURAS RECOMENDADAS

Lima, M. E. O (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Edgard Blücher. – capítulo 1 e 2

Lima, M. E. O., & Vala, J. (2004). Serão os estereótipos e o preconceito inevitáveis? O monstro da automaticidade. In M. E. O. Lima & M. E. Pereira, Estereótipos, preconceito e discriminação: Perspectivas teóricas e empíricas (pp. 41-68). Salvador, BA: Editora da Universidade Federal da Bahia

Levi, D. (2014) Group Dynamics for Teams (4th edition). London: Sage Publications – capítulo 13


AULA 9. PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS

18 Outubro 2021, 16:30 Daniela Mourão Craveiro

A relação entre estereótipo e o preconceito social
Preconceito social como atitude social
Preconceito social como expressão de relações inter-grupais
Fatores contribuintes da geração de preconceitos sociais
O papel dos media na geração de preconceitos sociais
Atividade em aula (parte 1): análise de notícias sobre a comunidade e pessoas ciganas

Materiais de apoio:

https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25209&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25209


LEITURAS RECOMENDADAS

Lima, M. E. O (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Edgard Blücher. capítulo 1 e 2

Lima, M. E. O., & Vala, J. (2004). Serão os estereótipos e o preconceito inevitáveis? O monstro da automaticidade. In M. E. O. Lima & M. E. Pereira, Estereótipos, preconceito e discriminação: Perspectivas teóricas e empíricas (pp. 41-68). Salvador, BA: Editora da Universidade Federal da Bahia

Levi, D. (2014) Group Dynamics for Teams (4th edition). London: Sage Publications – capítulo 13



AULA 8. COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO SOCIAL

13 Outubro 2021, 12:00 Daniela Mourão Craveiro

Definição de perceção social e principais processos envolvidos (seleção, organização, interpretação)

Estratégias para uma percepção social mais rica e menos enviesada.


Materiais de apoio:

https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25208&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25208


LEITURAS RECOMENDADAS

Wood, Julia T. (2017). Communication Mosaics. An Introduction to the Field of Communication (8th Edition). California: Thomson. – capítulo 3

Edwards, A., Edwards, C., Wahl, S. T., & Myers, S. A. (2016). The communication age: Connecting & engaging. (2nd Edition). Thousand Oaks: SAGE Publications. capítulo 2

Harvey, J. H., & Omarzu, J. (1998). SOCIAL PERCEPTION AND ATTRIBUTION. Social Psychological Foundations of Clinical Psychology. Comprehensive Clinical Psychology, 297–321. https://doi.org/10.1016/b0080-4270(73)00179-6


AULA 7. AULA OFICINA/ ANÁLISE DE ESTUDOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

11 Outubro 2021, 16:30 Daniela Mourão Craveiro

Aula dedicada ao trabalho de grupo que inclui aplicar estratégias para selecionar um tema de investigação relevante para o grupo, pesquisar literatura científica, ler e criticar artigos científicos, organizar equipa para preparar materiais e estratégia para a apresentação do trabalho.

Apresentação da estrutura clássica de um artigo científico.

Estratégias para a leitura de artigos científicos


Materiais de apoio:

https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25207&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25207



LEITURAS RECOMENDADAS

Wood, Julia T. (2017). Communication Mosaics. An Introduction to the Field of Communication (8th Edition). California: Thomson. – capítulo 3

Edwards, A., Edwards, C., Wahl, S. T., & Myers, S. A. (2016). The communication age: Connecting & engaging. (2nd Edition). Thousand Oaks: SAGE Publications. capítulo 12, 13, 15