Sumários
AULA 11. COMUNICAÇÃO E DESINFORMAÇÃO
25 Outubro 2021, 16:30 • Daniela Mourão Craveiro
Reagendamento das sessões de apresentação dos trabalhos de grupos.
LEITURAS RECOMENDADAS
Tsfati,
Y., Boomgaarden, H. G., Strömbäck, J., Vliegenthart, R., Damstra, A., &
Lindgren, E. (2020). Causes and consequences of mainstream media dissemination
of fake news: literature review and synthesis. Annals of the International Communication
Association, 44(2), 157–173.
https://doi.org/10.1080/23808985.2020.1759443
Baptista, J. P., &
Gradim, A. (2020). Understanding fake news consumption: A review. Social
Sciences, 9(10), 1–22. https://doi.org/10.3390/socsci9100185
Pennycook, G., & Rand,
D. G. (2021). The Psychology of Fake News. Trends in Cognitive Sciences,
25(5), 388–402. https://doi.org/10.1016/j.tics.2021.02.007
Zimmer,
F., Scheibe, K., Stock, M., & Stock, W. G. (2019). Fake news in social
media: Bad algorithms or biased users? Journal of Information Science Theory
and Practice, 7(2), 40–53. https://doi.org/10.1633/JISTaP.2019.7.2.4
Recursos “Cidadão
Ciberseguro”. https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/
AULA 10. PRECONCEITO E MEDIA (parte 2)
20 Outubro 2021, 12:00 • Daniela Mourão Craveiro
Materiais de apoio:
https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25209&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25209
LEITURAS RECOMENDADAS
Lima, M. E. O (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Edgard Blücher. – capítulo 1 e 2
Lima, M. E. O., & Vala, J. (2004). Serão os estereótipos e o preconceito inevitáveis? O monstro da automaticidade. In M. E. O. Lima & M. E. Pereira, Estereótipos, preconceito e discriminação: Perspectivas teóricas e empíricas (pp. 41-68). Salvador, BA: Editora da Universidade Federal da Bahia
Levi, D. (2014) Group Dynamics for Teams (4th edition). London: Sage Publications – capítulo 13
AULA 9. PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS
18 Outubro 2021, 16:30 • Daniela Mourão Craveiro
Materiais de apoio:
https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25209&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25209
LEITURAS RECOMENDADAS
Lima, M. E. O
(2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Edgard Blücher. – capítulo
1 e 2
Lima, M. E. O., & Vala, J. (2004). Serão os
estereótipos e o preconceito inevitáveis? O monstro da automaticidade. In M. E.
O. Lima & M. E. Pereira, Estereótipos, preconceito e discriminação:
Perspectivas teóricas e empíricas (pp. 41-68). Salvador, BA: Editora da
Universidade Federal da Bahia
Levi, D. (2014) Group Dynamics for Teams (4th
edition). London: Sage Publications – capítulo 13
AULA 8. COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO SOCIAL
13 Outubro 2021, 12:00 • Daniela Mourão Craveiro
Definição de perceção social e principais processos envolvidos (seleção, organização, interpretação)
Estratégias para uma percepção social mais rica e menos enviesada.
Materiais de apoio:
https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25208&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25208
LEITURAS RECOMENDADAS
Wood, Julia T. (2017).
Communication Mosaics. An Introduction to the Field of Communication
(8th Edition). California: Thomson. – capítulo 3
Edwards, A., Edwards, C., Wahl, S. T., & Myers, S. A. (2016). The
communication age: Connecting & engaging. (2nd Edition). Thousand Oaks:
SAGE Publications. – capítulo 2
Harvey,
J. H., & Omarzu, J. (1998). SOCIAL
PERCEPTION AND ATTRIBUTION. Social Psychological
Foundations of Clinical Psychology. Comprehensive Clinical Psychology,
297–321. https://doi.org/10.1016/b0080-4270(73)00179-6
AULA 7. AULA OFICINA/ ANÁLISE DE ESTUDOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
11 Outubro 2021, 16:30 • Daniela Mourão Craveiro
Aula dedicada ao trabalho
de grupo que inclui aplicar estratégias para selecionar um tema de investigação relevante para o grupo, pesquisar literatura científica, ler e criticar
artigos científicos, organizar equipa para preparar materiais e estratégia para
a apresentação do trabalho.
Apresentação da estrutura clássica de um artigo científico.
Estratégias para a leitura de artigos científicos
Materiais de apoio:
https://teams.microsoft.com/_#/school/files/General?threadId=19%3Acx-7w-0YsmBypqEwmqSbUUbRqMi5x5zOVIDMYzOxSeU1%40thread.tacv2&ctx=channel&context=aula%25207&rootfolder=%252Fsites%252FCNGL01TP2021-20221Semestre%252FClass%2520Materials%252Faula%25207
LEITURAS RECOMENDADAS
Wood, Julia T. (2017). Communication Mosaics.
An Introduction to the Field of Communication (8th Edition).
California: Thomson. – capítulo 3
Edwards, A., Edwards, C., Wahl, S. T., & Myers, S. A. (2016). The
communication age: Connecting & engaging. (2nd Edition). Thousand Oaks: SAGE Publications. – capítulo 12, 13, 15