Sumários

AULA 6. A EVOLUÇÃO DO ESTUDO CIENTÍFICO DA COMUNICAÇÃO

6 Outubro 2021, 12:00 Daniela Mourão Craveiro

Apresentação das raízes históricas da das ciências da comunicação e visão geral sobre recentes evoluções no estudo científico da comunicação (vários modelos teóricos e linhas de investigação).

Apresentação de boas práticas na comunicação de ciência ou de temas complexos (como relatórios técnicos, teses, etc.).

Apresentação dos objetivos e regras do trabalho de grupo: 
Imaginem que o departamento de pesquisa da empresa onde trabalham quer divulgar um novo estudo que publicaram. É da vossa responsabilidade, criar um grupo para preparar uma comunicação para os  estudantes de licenciatura do ISEG para divulgar os resultados de um artigo científico da área das ciências da comunicação.

Materiais de apoio:
https://phdisegutl-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/dcraveiro_iseg_ulisboa_pt/EqWTUZG_e8BDktRstUiQlHsB1ErO4JU4GlQa1TO0KWt_0A?e=1GazzM


LEITURAS RECOMENDADAS

Wood, Julia T. (2017). Communication Mosaics. An Introduction to the Field of Communication (8th Edition). California: Thomson. – capítulo 2

Lock, I., Wonneberger, A., Verhoeven, P., & Hellsten, I. (2020). Back to the Roots? The Applications of Communication Science Theories in Strategic Communication Research. International Journal of Strategic Communication, 14(1), 1–24. https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1666398

Ziegler, R., Hedder, I. R., & Fischer, L. (2021). Evaluation of Science Communication: Current Practices, Challenges, and Future Implications. Frontiers in Communication, 6(May), 1–6. https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.669744

Kuehne, L. M., Twardochleb, L. A., Fritschie, K. J., Mims, M. C., Lawrence, D. J., Gibson, P. P., Stewart-Koster, B., & Olden, J. D. (2014). Practical science communication strategies for graduate students. Conservation Biology, 28(5), 1225–1235. https://doi.org/10.1111/cobi.12305

Cooke, S. J., Gallagher, A. J., Sopinka, N. M., Nguyen, V. M., Skubel, R. A., Hammerschlag, N., Boon, S., Young, N., & Danylchuk, A. J. (2017). Considerations for effective science communication. Facets, 2(1), 233–248. https://doi.org/10.1139/facets-2016-0055



***Interrupção letiva ***

4 Outubro 2021, 16:30 Daniela Mourão Craveiro

***Interrupção letiva ***


***Future week***

29 Setembro 2021, 12:00 Daniela Mourão Craveiro

***interrupção letiva***


AULA 5. COMUNICAÇÃO EM GRUPOS E EQUIPAS

27 Setembro 2021, 16:30 Daniela Mourão Craveiro

Identificação das características de grupos e da comunicação em grupos.

Reflexão sobre pontos fortes e fracos do dos grupos.

Identificar diferentes métodos para comunicação estratégia em grupos.

Reflexão de experiências negativas com trabalhos de grupo.


Materiais de apoio:

https://phdisegutl-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/dcraveiro_iseg_ulisboa_pt/ErQuZey-XElPis5N5s6UWAwB6jQbX_xyY0dwOZZJYSBzbg?e=zjof6d


LEITURAS RECOMENDADAS

Edwards, A., Edwards, C., Wahl, S. T., & Myers, S. A. (2016). The communication age: Connecting & engaging. (2nd Edition). Thousand Oaks: SAGE Publications. capítulo 8

Levi, D. (2014) Group Dynamics for Teams (4th edition). London: Sage Publications – capítulo 6

Wood, Julia T. (2017). Communication Mosaics. An Introduction to the Field of Communication (8th Edition). California: Thomson. – capítulo 11


AULA 4. MODELO DA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

22 Setembro 2021, 12:00 Daniela Mourão Craveiro

Introdução ao modelo da comunicação não-violenta.

Aplicação do modelo para analisar as interações sociais.

Reflexão sobre os limites e dificuldades de aplicação das recomendações. 


Materiais da aula:

https://phdisegutl-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/dcraveiro_iseg_ulisboa_pt/EqryUuFe5J9IjzpJMufNrzwB71qv7OnRasCwzW75RS-UZA?e=bJcfkF


LEITURAS RECOMENDADAS

Rosenberg, M. B. (2006). Comunicação Não-Violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos profissionais e pessoais. São Paulo: Editora Agora.capítulo 1 e 2