Sumários

IRC 3/7)- Determinação da matéria colectável

14 Novembro 2016, 18:00 António Sabino Rocha

Determinação da matéria colectável:

Apresentação da mod 22; Acréscimos e deduções.

Valorimetria de inventários;

Imparidades e provisões;

Exemplos


IRC

14 Novembro 2016, 09:30 Fernando Pinto Marques

Provisões

Regime de Outros Encargos

Mais e Menos Valias Fiscais

Dupla Tributação Económica

Limitação aos Gastos de Financiamento

 


IRC (2)

10 Novembro 2016, 18:00 João Canedo

Custos ou perdas não aceites para efeitos fiscais.

Mensuração e perdas por imparidade em ativos correntes: em inventários e em dívidas e receber. Limites para a constituição ou reforço das imparidades. Limites para a constituição ou reforço das imparidades.

 

 

Regime fiscal das depreciações e amortizações: elementos depreciáveis ou amortizáveis; métodos de cálculo das depreciações e amortizações; quotas máximas e mínimas de depreciação e amortização.

 

Regime fiscal das depreciações e amortizações: casos especiais - edifícios, viaturas ligeiras de passageiros ou mistas; elementos de reduzido valor

 

Regime fiscal das provisões.

 


IRC (2/7)

9 Novembro 2016, 18:00 António Sabino Rocha

Determinação da matéria colectável:

Regras gerais

Lucro tributável: Conceito.O papel da contabilidade;Componentes do lucro tributável;Gastos não dedutíveis;Especialização dos exercícios.

Exemplos

 

 


IRC (1)

8 Novembro 2016, 18:00 João Canedo

Aula 15 - Imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC) (1)

Caracterização geral do IRC.

O pressuposto do imposto. Incidência pessoal. O conceito de residente.

Incidência real - referência especial à noção de lucro tributável e conceito de rendimento adoptado. O caso dos não residentes, com ou sem estabelecimento estável em território português. O conceito de estabelecimento estável.

A extensão da obrigação de imposto; as várias situações em que a origem ou fonte dos rendimentos se situa em Portugal. Regime de transparência fiscal.

Período de tributação.

Principais isenções.

Regras gerais de determinação da matéria colectável. O regime geral de declaração controlada. Casos em que é possível aplicar métodos indirectos (ou indiciários).

 

 

Definição de lucro tributável. O papel da contabilidade. O reconhecimento das diferenças fiscais no Quadro 07 da Declaração Mod. 22.

Componentes do lucro tributável - rendimentos; gastos; variações patrimoniais positivas e negativas. Condições para a aceitação fiscal de gastos e variações patrimoniais negativas. Especialização dos exercícios.