Sumários

Aula 7- Analise do Ambiente de Marketing

1 Outubro 2025, 16:30 MARIA LEONOR MONGINHO MOTA DO COUTO FONTES

3.5 Discutir como as empresas podem reagir ao ambiente de marketing.
3.4 Explicar as principais mudanças nos ambientes político e cultural.

Introdução a questionários
Introdução a escalas
Pequeno exemplo de criação de Personas


Aula 6 - Análise do Ambiente de Marketing

25 Setembro 2025, 15:30 MARIA LEONOR MONGINHO MOTA DO COUTO FONTES

Descrever as forças ambientais que afectam a capacidade da empresa para servir os seus clientes.
Explicar como as mudanças nos ambientes demográfico e económico afectam as decisões de marketing.
Identificar as principais tendências nos ambientes natural e tecnológico da empresa.


Aula 5 - Estratégia da Empresa e do Marketing (cont.)

24 Setembro 2025, 16:30 MARIA LEONOR MONGINHO MOTA DO COUTO FONTES

- Descrever os elementos de uma estratégia de marketing orientada para o valor do cliente e mix e as forças que os influenciam. 

-Explorar as funções de gestão de marketing, incluindo os elementos de um plano de marketing, e discutir a importância de medir e gerir o retorno do investimento em marketing.


Aula 2 - Marketing: Criação de valor e envolvimento com o cliente​

18 Setembro 2025, 17:18 BRUNO MIGUEL DA SILVA GOMES

​Cap 1 - Marketing: Criação de valor e envolvimento com o cliente
- Definição de marketing e etapas do processo de marketing.
- A importância de compreender o mercado e os clientes. Identificar os cinco principais conceitos de mercado.
- Identificar os elementos-chave de uma estratégia de marketing orientada para o valor do cliente e discutir as orientações de gestão de marketing que orientam a estratégia de marketing.


Aula 1 - Apresentação

18 Setembro 2025, 17:18 BRUNO MIGUEL DA SILVA GOMES

Breve apresentação da cadeira 

Abordagem dos tópicos:
- Objetivos
- Programa
- Bibliografia
- Avaliação de Conhecimentos