Currículo

Modelos e Tecnologias de e-Business MTB

Contextos

Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Identificar as oportunidades existentes a nível dos negócios eletrónicos; - Identificar, compreender e discutir os modelos de negócio possíveis sobre a Internet; - Compreender os impactos e os benefícios do e-business; - Desenvolver modelos de negócio de e-business; - Conhecer algumas das tecnologias disponíveis para a implementação desses modelos de negócio.

Programa

- Principais conceitos associados aos negócios eletrónicos e enquadramento do E-Business em Portugal; - Modelos de negócio para os mercados digitais: B2C E-commerce, B2B E-commerce, E-Procurement e M-Business; - Inovação Digital; - Construção de um business plan para uma nova ideia de e-business; - Análise de websites: web-design e gestão de conteúdos.

Método de Avaliação

Os alunos irão demonstrar a sua capacidade de pensamento crítico pela análise a situações reais e casos de estudo, relativamente aos quais irão propor possíveis soluções. Também é convidado um empreendedor que tenha criado uma start-up tecnológica, que partilha com os alunos a sua experiência e também dá feedback sobre as ideias de cada grupo para o projeto final. Apresentação em sala do trabalho de grupo o qual consiste no desenvolvimento de uma nova ideia de negócio no contexto do e-business, a qual deverá ser dirigida a potenciais investidores. Também serão avaliados por um exame individual.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Digital Business and E-Commerce Management: Chaffey, H. & Edmundson-Bird 2019 Chaffey, H. & Edmundson-Bird (2019) Digital Business and E-Commerce Management, 7th Edition, Prentice Hall.

Secundária

  • E-Commerce 2019: Business, Technology and Society, Global Edition: Laudon, K.C and Traver, C.G. 2019 Laudon, K.C and Traver, C.G. (2020) E-Commerce 2019: Business, Technology and Society, Global Edition

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre