Sumários

5. Estratégias a nível de Área de Negócio

8 Novembro 2011, 19:00 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

5. Estratégias a nível de Área de Negócio: Unidades estratégicas de negócio (SBUs); Vantagens competitivas como posicionamento qualidade/preço; Bases que podem sustentar vantagens competitiva; Ambientes hipercompetitivos e estratégias adequadas nesses ambientes; A relação entre competição e colaboração; A teoria dos jogos e as estratégias em ambientes competitivos.


5. Estratégias a nível de Área de Negócio

3 Novembro 2011, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

Unidades estratégicas de negócio (SBUs); Vantagens competitivas como posicionamento qualidade/preço; Bases que podem sustentar vantagens competitiva; Ambientes hipercompetitivos e estratégias adequadas nesses ambientes; A relação entre competição e colaboração; A teoria dos jogos e as estratégias em ambientes competitivos.


Feriado Nacional

1 Novembro 2011, 19:00 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

Visita ao cemitério


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias

27 Outubro 2011, 18:30 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias 4.1 Introdução: 'stakeholders', representação e agência, assimetrias de informação, risco moral, alinhamento de incentivos; 4.2. Sistemas de 'Governance'; 4.3. Estruturas de 'governo' e responsabilização (accountability); 4.4. Implicações para a estratégia; 4.5. Etica de negócios e responsabilidade social; 4.6. Mapeamento e gestão das expectativas dos 'stakeholders'; 4.7. Os propósitos organizacinais resultantes: valores, missão, visão, e objectivos 4.8. A cultura da organização; cultura e 'deriva estratégica'; 4.9. A dependência do 'percurso' ('path dependency'); 4.10. Manifestações, reprodução e mudanças na cultura, a vários níveis: nacional e regional, organizacional (a teia cultural); 4.11. Gestão estratégica num contexto histórico e cultural.


4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias

25 Outubro 2011, 19:00 LUÍS MANUEL MOTA DE CASTRO

4. Propósitos, 'Governance' e cultura organizacional nos processos de formação de estratégias 4.1 Introdução: 'stakeholders', representação e agência, assimetrias de informação, risco moral, alinhamento de incentivos; 4.2. Sistemas de 'Governance'; 4.3. Estruturas de 'governo' e responsabilização (accountability); 4.4. Implicações para a estratégia; 4.5. Etica de negócios e responsabilidade social; 4.6. Mapeamento e gestão das expectativas dos 'stakeholders'; 4.7. Os propósitos organizacinais resultantes: valores, missão, visão, e objectivos 4.8. A cultura da organização; cultura e 'deriva estratégica'; 4.9. A dependência do 'percurso' ('path dependency'); 4.10. Manifestações, reprodução e mudanças na cultura, a vários níveis: nacional e regional, organizacional (a teia cultural); 4.11. Gestão estratégica num contexto histórico e cultural.