Sumários
2ª aula
18 Fevereiro 2009, 10:00 • Pedro Sá Nogueira
Os fins do Direito.
Fontes do Direito.
O prboblema da equidade.
O direito como ideiade valores: Justiça, ordem, solidariedade...
17 Fevereiro 2009, 12:00 • NORBERTO SOARES SEVERINO
3. O direito como "ideia" e como expressão autónoma de valores. Ordem social e
justiça, segurança jurídica, certeza do direito.
3.1. A justiça como ideal de direito, a equidade
3.2. O direito e a filosofia. Jusnaturalismo e positivismo.
|
2. A arte, a ciência e a tècnica do direito
16 Fevereiro 2009, 11:00 • NORBERTO SOARES SEVERINO
1. Apresentação (continuação) 1.2. Orientação prática sobre o método de estudo , documentação e avaliação 2. A arte, a ciência e a técnica do direito. o direito como conjunto de preceitos ou regas de composição de conflitos de interesses. A arte do direito. Os aparelhos sociais de composição de interesses. Tribunais. Aparelho repressivo. Os actores da justiça - Juízes, Ministério Público, Advogados. A Ciência - A criação e a crítica do direito. As Escolas de direito e o trabalho de investigação e crítica. A criação de conceitos operativos, como relação jurídica. a codificação. |
2. A arte, a ciência e a tècnica do direito
16 Fevereiro 2009, 08:00 • NORBERTO SOARES SEVERINO
1. Apresentação (continuação) 1.2. Orientação prática sobre o método de estudo , documentação e avaliação 2. A arte, a ciência e a técnica do direito. o direito como conjunto de preceitos ou regas de composição de conflitos de interesses. A arte do direito. Os aparelhos sociais de composição de interesses. Tribunais. Aparelho repressivo. Os actores da justiça - Juízes, Ministério Público, Advogados. A Ciência - A criação e a crítica do direito. As Escolas de direito e o trabalho de investigação e crítica. A criação de conceitos operativos, como relação jurídica. a codificação. |
Apresentação
13 Fevereiro 2009, 12:30 • José Gonçalves Ferreira
Apresentação do docente e programa
Contactos
Plano de aulas
Método de trabalho: aquisição de conhecimentos e recurso a meios disponíveis
Assiduidade e avaliação de conhecimentos
Selecção dos principais instrumentos de trabalho para as aulas