Sumários

2ª aula teórica

18 Fevereiro 2009, 10:00 JORGE MANUEL DA SILVA E SOUSA

2. Introdução metódica. A arte, a ciência e a técnica jurídica

3. O Direito como "ideia" e expressão autónoma de valores


O direito como ideiade valores: Justiça, ordem, solidariedade...

17 Fevereiro 2009, 12:00 NORBERTO SOARES SEVERINO

3. O direito como "ideia" e como expressão autónoma de valores. Ordem social e justiça, segurança jurídica, certeza do direito.
3.1. A justiça como ideal de direito, a equidade
3.2. O direito e a filosofia. Jusnaturalismo e positivismo.


2. A arte, a ciência e a tècnica do direito

16 Fevereiro 2009, 11:00 NORBERTO SOARES SEVERINO

1. Apresentação (continuação)

1.2. Orientação prática sobre o método de estudo , documentação e avaliação

2. A arte, a ciência e a técnica do direito. o direito como conjunto de preceitos ou regas de composição de conflitos de interesses.

A arte do direito. Os aparelhos sociais de composição de interesses. Tribunais. Aparelho repressivo. Os actores da justiça - Juízes, Ministério Público, Advogados.

A Ciência - A criação e a crítica do direito. As Escolas de direito e o trabalho de investigação e crítica. A criação de conceitos operativos, como relação jurídica. a codificação.


2. A arte, a ciência e a tècnica do direito

16 Fevereiro 2009, 08:00 NORBERTO SOARES SEVERINO

1. Apresentação (continuação)

1.2. Orientação prática sobre o método de estudo , documentação e avaliação

2. A arte, a ciência e a técnica do direito. o direito como conjunto de preceitos ou regas de composição de conflitos de interesses.

A arte do direito. Os aparelhos sociais de composição de interesses. Tribunais. Aparelho repressivo. Os actores da justiça - Juízes, Ministério Público, Advogados.

A Ciência - A criação e a crítica do direito. As Escolas de direito e o trabalho de investigação e crítica. A criação de conceitos operativos, como relação jurídica. a codificação.


Apresentação

13 Fevereiro 2009, 12:30 José Gonçalves Ferreira

Apresentação do docente e programa

Contactos

Plano de aulas

Método de trabalho: aquisição de conhecimentos e recurso a meios disponíveis

Assiduidade e avaliação de conhecimentos

Selecção dos principais instrumentos de trabalho para as aulas